DESMATAMENTO
LEGAL
Soluções para tornar a produção de carne bovina cada vez mais sustentável
Existem tecnologias que promovem o uso mais intensivo das áreas de pastagem e aumentam a eficiência nos sistemas produtivos, poupando terra para outras atividades produtivas e reduzindo a necessidade de desmatar florestas para expandir os pastos.
Veja abaixo as tecnologias mais usadas por produtores rurais que trabalham com práticas sustentáveis atualmente:
Semi-confinamento/Suplementação animal a pasto Integração Lavoura - Pecuária Integração Lavoura - Pecuária - Floresta Carne Carbono Neutro - Embrapa Carne Baixo Carbono - EmbrapaOutras medidas necessárias para aumentar a legalidade
O projeto Mapbiomas desenvolveu um estudo sobre o desmatamento no Brasil em 2021 e avaliou individualmente cada evento de desmatamento. Ao cruzar as informações desses eventos com dados de áreas protegidas, autorizações e Cadastro Ambiental Rural (CAR), verificou-se que há indícios de irregularidades em mais de 98% dos casos. Infelizmente, essa é a mesma realidade encontrada nos relatórios de 2019 e 2020.
Apesar do cenário ruim, há uma boa notícia. Do total de alertas de desmatamento, 77% deles recaem sobre propriedades com CAR, sendo 59.181 imóveis que representam 0,9% do total dos imóveis rurais cadastrados no CAR em 2021. Considerando o período de 2019 a 2021, o percentual sobe para 2,1% dos imóveis com CAR, ou 134.318 imóveis rurais.
O problema é relativamente pequeno e passível de ser identificado. Assim, é preciso que as autoridades competentes tomem uma atitude a respeito. Mais ainda, é fundamental que tenham o apoio da cadeia de valor da pecuária, pois os 98% que trabalham legalmente não podem ter sua imagem prejudicada pelos 2% que trabalham ilegalmente.